Urbanistas criticam novo corredor que promete melhorar trânsito em São Paulo

Novo corredor urbano em São Paulo suscita polêmica, enquanto especialistas afirmam que soluções efetivas passam pelo transporte público e a micromobilidade.

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26/08/2025, 20:49

Autor: Laura Mendes

A imagem mostra a nova proposta de corredor em São Paulo, com uma via ampla em construção e visualizações do transporte público, ciclovias ao lado, vegetação preservada e uma cidade moderna ao fundo, simbolizando o contraste entre as promessas de modernização e a crítica sobre a poluição e o congestionamento esperado.

O planejamento urbano de São Paulo enfrenta novas controvérsias com a proposta de um novo corredor viário que promete desafogar o trânsito na metrópole. A iniciativa, apoiada por alguns setores governamentais, foi recebida com críticas contundentes por urbanistas e especialistas em mobilidade, que defendem que o aumento de faixas e rodovias não constitui a solução ideal para a crescente problemática do tráfego na cidade. Mesmo com bilhões investidos em estudos que tratam da indução do trânsito, a esperança de um fluxo melhor de veículos parece distante quando se considera a realidade das ruas e da infraestrutura existente.

Entre as vozes dissonantes, um dos comentários chamou atenção para o problema central: “Criar uma nova avenida vai ajudar no trânsito se todas as outras ruas e caminhos não vão comportar todos esses carros que estarão no novo espaço?” A reflexão aborda o dilema enfrentado por muitas cidades ao redor do mundo, onde a expansão viária muitas vezes resulta em um fenômeno conhecido como "indução de tráfego". Isso significa que a criação de novas vias pode, paradoxalmente, incentivar o aumento do uso de carros, agravando a situação em vez de resolvê-la.

A proposta inclui a construção de ciclovias, que, embora sejam vistas como uma alternativa viável, gera divisão de opiniões. Um especialista destacou a importância de sistemas de transporte público robustos e a “micromobilidade”, que poderia preencher as lacunas do que é conhecido como “último quilômetro” — a parte do trajeto que muitas vezes os ônibus, trens ou metrôs não cobrem. “Uma ciclofaixa/ciclovia tem maior capacidade de tráfego/tempo do que uma faixa de carros. Ela também usa menos espaço que uma faixa para automóveis”, argumentou um dos comentaristas, que se diz contra a obra, embora reconheça a relevância da ciclovia proposta.

A realidade do trânsito em São Paulo é complexa. O congestionamento crônico nas principais vias e a dependência excessiva do transporte individual traz à tona a necessidade de uma reflexão profunda sobre as prioridades urbanas. Com diversas vozes alertando que o novo corredor não solucionará o problema de fundo, a discussão avança para a urgência de medidas mais eficazes. “Entender que entre o ideal e o possível existe um universo de diferença. Fazer um novo corredor é o ideal? Não. Mas a alternativa seria o quê? Abrir mais uma linha de metrô?”, indagou outro comentador em tom crítico. O desafio de melhorar o transporte público e integrá-lo a soluções de mobilidade urbana, como ciclovias, se faz cada vez mais latente.

Outro ponto crucial levantado envolve a grande responsabilidade das grandes artérias urbanas em relação ao fluxo de veículos pesados, como caminhões, que transitam pela cidade em função da cercania ao Rodoanel. Com a melhora da infraestrutura necessária, é perceptível um clamor por alternativas mais sustentáveis e efetivas, que incluam o uso de transportes públicos de qualidade, integração de diferentes modais e, consequentemente, uma maior educação e incentivo para o uso de bicicletas e transporte coletivo. “Todo o transporte de ônibus dentro das cidades em volta é sofrível”, lamentava um dos depoimentos, reforçando a crítica sobre a eficácia do planejamento atual.

A ideia de criar um corredor, embora vista por alguns como uma potencial melhoria, é desafiada incessantemente por uma visão mais crítica que afirma que, na maioria das vezes, essas novas vias são apenas uma solução temporária para um problema estrutural. “Na verdade, vai ajudar, vai melhorar o fluxo de carros, ônibus e bikes. Claro que o Rodoanel precisa sair, mas SP depende demais das marginais e vai ser bom ter essa alternativa", diz um usuário que apoia a construção. Contudo, a sensação de que a cidade deve evoluir sua infraestrutura de maneira sustentável e amigável ao meio ambiente continua presente nas discussões.

Por fim, a proposta do novo corredor em São Paulo sintetiza um conflito entre as promessas de modernização e os desafios reais que a cidade enfrenta em sua luta constante contra a poluição e o congestionamento. Enquanto especialistas clamam por um maior investimento em transporte público e soluções integradas, o governo estuda os caminhos a percorrer. A insatisfação crescente entre a população reflete a urgência da aplicação de um planejamento urbano que efetivamente atenda às necessidades dos cidadãos, criando um espaço mais habitável e eficiente para todos, o que requer um esforço consciente e coletivo direcionado a repensar o modo como a mobilidade urbana é estruturada.

Fontes: Folha de São Paulo, Estadão, Jornal do Brasil

Resumo

O planejamento urbano de São Paulo enfrenta polêmicas com a proposta de um novo corredor viário destinado a aliviar o trânsito da cidade. Embora a iniciativa tenha apoio de alguns setores governamentais, urbanistas e especialistas em mobilidade criticam a ampliação de faixas e rodovias, argumentando que isso não resolve a crise de tráfego. A criação de novas vias pode, na verdade, aumentar o uso de automóveis, um fenômeno conhecido como "indução de tráfego". A proposta também inclui ciclovias, que geram opiniões divergentes, mas ressaltam a importância de um transporte público robusto. A complexidade do trânsito em São Paulo exige uma reflexão sobre as prioridades urbanas, com especialistas clamando por soluções mais eficazes e sustentáveis. A insatisfação da população evidencia a necessidade de um planejamento que atenda às demandas dos cidadãos, promovendo um espaço urbano mais eficiente e habitável.

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